quarta-feira, 18 de junho de 2008

Chegada dos imigrantes japoneses no navio Kasato Maru faz 100 anos hoje

Com ou sem contradições, a data existe. 18 de junho de 1908 é considerado o marco da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Eles viajaram 52 dias no navio Kasato Maru e aportaram na cidade de Santos, em São Paulo. Reza a lenda que logo que os 731 imigrantes desembarcaram, fogos de artifício pipocavam no céu.

Na verdade, o barulho todo seria de rojões, tão tradicionais na época de festas juninas pelo país. A 'comemoração' logo deu lugar às dificuldades na adaptação com o clima, trabalho e costumes do Brasil.

As 165 famílias foram distribuídas em seis fazendas paulistas, a maioria de café. A pele e os rostos das mulheres ficavam vermelhos por conta da colheita, as mãos machucadas pelo trabalho. Muitas se revoltaram contra os maridos que aceitaram a "aventura" de ir ganhar dinheiro do outro lado do mundo.

Os imigrantes realmente acreditavam que conseguiriam ficar ricos por aqui e voltar para o Japão tão logo fizessem suas economias. Ledo engano. As famílias mais acumulavam dívidas do que conseguiam ter lucro e o plano de ir embora ficou distante. O resultado da história é conhecido: a presença nipônica no Brasil não desapareceu, só cresceu e deixou suas marcas na cultura, culinária, economia e tantos outros pontos.


Leia mais sobre o centenário da imigração japonesa no G1

Sim, é graças a cultura japonesa que temos algumas bizarrices na tv!!!!!
Então em homenagem, vamos ver alguns dos bizarros comerciais da TV japonesa,

como a visita do Arnold Schwarzenegger ao japão:



dois japoneses tentando apagar um pequeno incêndio



filho de japoneses



comercial de tábuas "automáticas" para latrinas

Nenhum comentário: