quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Tribunal italiano proíbe casal de chamar filho de Sexta-feira

Pais acharam o nome 'original' e queriam registrar o filho.
Para tribunal, Sexta-feira se enquadra na categoria de nomes 'ridículos ou vergonhosos'.

O que existe por trás de um nome? Se o nome for Sexta-Feira, traz uma carga de vergonha e ridículo, de acordo com os juízes italianos que proibiram um casal de registrar seu filho com o nome do personagem de “Robinson Crusoé”.

“Eles acham que o nome remete à figura de um selvagem, criando assim um senso de inferioridade e não garantindo ao menino a dignidade necessária”, disse a advogada do casal, Paola Rossi.

O casal considera apelar da decisão junto à Suprema Corte italiana, disse ela. Mara e Roberto Germano, cujo filho nasceu em 3 de setembro de 2006, registraram e batizaram o menino como Venerdi, que em italiano significa sexta-feira.

Apesar de o garoto não ter nascido numa sexta-feira, e sim num domingo, seus pais gostaram do nome, disse Rossi. “Eles queriam um nome diferente, original, e este não pareceu um nome que causasse vergonha”, disse Rossi em uma entrevista por telefone. “Acho que ele faz lembrar o dia da semana, e não da personagem do livro.”

Uma vez que os oficiais de cartório são obrigados por lei a relatar os nomes estranhos, o assunto terminou nas mãos dos juízes de Gênova, a cidade do norte italiano onde vive o casal.

No mês passado, um tribunal de apelação decidiu que o nome Sexta-feira se enquadra na categoria de nomes “ridículos ou vergonhosos” que são proibidos por lei, uma vez que faz lembrar o nativo do livro de Daniel Defoe.

Os juízes escreveram que registrar o garoto como Sexta-feira iria impedir que ele tivesse “relações interpessoais tranqüilas” e o transformaria no “motivo de piada de seu grupo”, de acordo com uma reportagem do jornal La Republica dessa semana.

De acordo com o jornal, os juízes também disseram que, como um dia da semana, Sexta-feira evoca um sentimento de tristeza e penitência, quando não está associado totalmente com o azar.

Rossi disse que o tribunal, que sustentou uma decisão tomada previamente em junho, também ordenou que o menino fosse registrado como Gregório, em alusão ao santo do dia em que nasce
u.

Retirado do G1

Se a moda pega, casais que pretendem por o nome do rebento, com o dia em que ele foi "gerado", podem ter a pretensão de batizar as crianças, com um nome "homenageando" as "condições" em que a criança foi "feita"......

Já vejo nomes como:

- Sexta feira dentro do carro

- Sabado camisinha furada

- Quinta feira bêbado

Nenhum comentário: