quarta-feira, 25 de julho de 2007

Corpos de santos - Milagres da Conservação





O fenômeno dos corpos de santos que não sofrem deterioração apesar de enterrados durante anos continua sendo um tema atual e curioso. Muitos desses casos, cerca de 102 histórias, são relatados no livro The Incorruptibles (1977), de Joan Carrol Cruz. A obra está repleta de detalhes espantosos e macabros sobre restos mortais preservados: corações, pernas e braços, corpos que sentaram e piscaram e fragrâncias agradáveis emanando dos mortos, como Santa Teresa d'Ávila, São Francisco Xavier e São João da Cruz.


Dois casos historicamente mais recentes de preservação incomum de cadáveres de santos são os casos de Santa Bernadette e São Charbel Makhlouf. Santa Bernardette foi uma pastora que teve uma visão da Virgem Maria na cidade de Lourdes - Portugal. Morreu no convento de Santo Gildard, em Nevers - França, em 1879 sendo enterrada na cripta da capela. Em 1909, uma comissão encarreagada de investigar a santidade da religiosa, procedeu à exumação de seu corpo tendo como testemunhas um bispo e dois médicos. Os trabalhos no túmulo foram feitos por dois pedreiros e dois carpinteiros. Eles encontraram o corpo da Santa em perfeito estado.


Uma freira, que assistira ao enterro, 30 anos atrás, notou uma única diferença: o hábito de Bernadette estava úmido.Sepultada, foi novamente exumada em 1919 sob as vistas de testemunhas leigas e religiosas. Os médicos que examinaram o corpo escreveram: "Quando o caixão foi aberto o corpo parecia estar absolutamente intacto e sem nenhum odor post mortem. Não havia cheiro de putrefação e nenhum dos presentes experimentou qualquer desconforto". Uma terceira exumação foi feita em 1923 e o cadáver encontrava-se nas mesmas condições. Desta vez, o corpo foi aberto (necropiciado) e os orgãos internos estavam flexíveis. Um médico escreveu: "O fígado estava leve e sua consistencia era praticamente normal".



Quer ler mais???? leia a materia toda no Sobrenatural.org


Certo, eu fico pensando.....
A Dercy Gonçalves, pode não estar em perfeito estado de conservação, mas fala e anda, e ninguem fala em milagre.......

Nenhum comentário: