terça-feira, 18 de setembro de 2007

Meteorito causa problemas de saúde no Peru

Moradores de localidade na fronteira com a Bolívia relatam dores de cabeça. Pesquisadores bolivianos dizem que bólido não representa risco para pessoas.


As emanações produzidas por um meteorito que caiu no sábado passado na região peruana de Puno, na fronteira com a Bolívia, causaram dores de cabeça e problemas respiratórios nos moradores da área, informaram hoje fontes oficiais.
"Existe a procedência de uma substância que não conseguimos determinar, pode ser enxofre ou amoníaco", disse o diretor de Saúde de Puno, Jorge López, ao afirmar que há um "perigo latente" de que possam causar mais problemas à saúde dos habitantes. López disse que uma equipe de sete médicos do Ministério da Saúde do Peru foi deslocada para a zona a fim de atender os habitantes. Também serão coletadas amostras do solo e da água para determinar de que substância se trata e o grau de contaminação.
O meteorito caiu na localidade de Carancas, situada cerca de 1.300 quilômetros ao sudeste de Lima e onde moram aproximadamente 500 famílias, criando uma cratera de 30 metros de diâmetro e seis de profundidade. Por sua composição e características, cientistas bolivianos sustentam que o meteorito é inofensivo, publicou hoje a edição digital do jornal boliviano "La Razón".
"Recebemos uma amostra do pó altamente magnético, o que confirmaria, em princípio, que se trata de um meteorito. Além disso, possui alto conteúdo de ferro", disse o pesquisador Gonzalo Pereira, citado pelo jornal do país vizinho.
Claro, mais um prato cheio para aqueles nerds fans de guerra nas estrelas, ops, quer dizer, ufologos....

Nenhum comentário: