terça-feira, 8 de maio de 2007

Arqueólogos israelenses escavam tumba do rei Herodes

Saindo um pouco do contexto deste que é um blog de onde toda informação contida nada se aproveita, vamos falar sobre um achado arqueólogico de interesse cultural.





JERUSALÉM - Uma antiga escadaria usada num cortejo fúnebre real levou um arqueólogo israelense a desvendar um mistério de 2.000 anos, a localização da tumba de Herodes, o Grande, considerado pelos romanos como 'Rei dos Judeus'. Ehud Netzer, da Universidade Hebraica, disse na terça-feira ter encontrado o sarcófago do rei, que governou a Judéia entre cerca de 37 a.C. até sua morte, em 4 d.C. A peça havia sido danificada, provavelmente por judeus que se rebelaram contra Roma entre os anos 66 e 72.


Em entrevista coletiva um dia depois do anúncio da descoberta pela universidade, Netzer , o aqueólogo disse que os restos do monarca devem ter desaparecido quando os rebeldes invadiram a tumba em Herodium, onde ficava o palácio-fortaleza de Herodes, perto de Jerusalém.
Netzer passou cerca de 30 anos procurando a tumba em Herodium. Herodes, nascido por volta de 74 a.C., havia escolhido ser sepultado na fortaleza do deserto, que ele construiu por volta de 23 a.C. e que era usada como seu palácio de verão. O local, na atual Cisjordânia ocupada, foi encontrado graças à antiga escadaria que leva ao topo de uma colina.


Não havia ossos na urna, afirmou o arqueólogo.

Embora a tumba esteja vazia, arqueólogos da equipe afirmaram que escavarão o sítio, na esperança de encontrar jóias, outros artefatos e até mesmo os restos mortais de uma das personalidades mais terríveis e influentes da Bíblia. Existem sinais de que a tumba foi saqueada anos após a construção.

Segundo Ehud Netzer, um dos autores da descoberta, o túmulo estava protegido por uma muralha dupla construída em uma colina artificial. O acesso à tumba foi feito por uma escada de 6,5 m, mas o mausoléu foi encontrado praticamente destruído. Netzer disse que a sepultura foi profanada provavelmente em um gesto de "ira" contra Herodes durante a grande revolta judaica contra o Império Romano do primeiro século de nossa era.
O lugar, entre dois palácios que o monarca fez construir no cume do monte Herodion, e a qualidade das peças achadas desfazem qualquer dúvida sobre o destinatário da sepultura, ressaltou. "É desnecessário recorrer ao (teste de) carbono 14, pois esta prova só é usada quando não há outros indícios da idade de uma peça", explicou Netzer, pesquisador de prestígio internacional especializado no período "herodiano".
Herodes, que reinou do ano 44 a.C. ao ano 4 a.C., foi enterrado em um mausoléu retangular de 2,5 metros de comprimento com um teto em forma de triângulo, segundo as conclusões dos pesquisadores a partir dos restos achados, que são "o ápice" das escavações no lugar, disse Netzer. O túmulo de Herodes foi, durante anos, um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados da região.






Nascido em 73 a.C. em Ashkelon, hoje ao sul de Tel-Aviv, Herodes, declarou-se judeu apesar de seus pais não o serem, e foi nomeado governador da Judéia aos 25 anos. Mais tarde, no ano 40 a.C, foi declarado "rei dos judeus" pelo Senado romano. Reinou entre 34 e 40 anos, segundo diferentes registros, e teria morrido no ano 4 ou 5 a.C.

Segundo a Bíblia, Herodes entrou em fúria ao encontrar três reis magos que seguiam para Belém, com presentes para o menino Jesus, e que lhe informaram sobre o nascimento de um novo rei em Israel. Herodes então teria ordenado a morte de todos os bebês do sexo masculino, com até dois anos de idade, em Belém.


Herodes tem um lugar especial na história bíblica. Ele reconstruiu o templo judaico de Jerusalém, e o Evangelho de Mateus diz que ele ordenou o 'Massacre dos Inocentes', a morte de bebês do sexo masculino em Belém, a cidade natal de Jesus, porque temia perder seu trono para um novo 'rei dos judeus'.


Fontes "O dia on line" e "ultimo segundo"




O nome do meu cachorro é Herodes!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello !.
You re, I guess , probably curious to know how one can make real money .
There is no need to invest much at first. You may commense to receive yields with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
AimTrust incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

It is based in Panama with affiliates around the world.
Do you want to become a happy investor?
That`s your choice That`s what you wish in the long run!

I feel good, I started to take up real money with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a correct partner who uses your money in a right way - that`s the AimTrust!.
I take now up to 2G every day, and my first deposit was 1 grand only!
It`s easy to join , just click this link http://zagyzago.the-best-free-web-hosting.com/fegufi.html
and lucky you`re! Let`s take our chance together to get rid of nastiness of the life

Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have were times of troubles when I didn't know about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright stupid person.
I have never imagined that there weren't any need in big starting capital.
Now, I feel good, I begin take up real income.
It gets down to select a proper partner who utilizes your funds in a right way - that is incorporate it in real deals, and shares the income with me.

You can get interested, if there are such firms? I'm obliged to answer the truth, YES, there are. Please be informed of one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]